Sobre o curso

A longevidade e sustentabilidade de um negócio passa por um processo estruturado de planejamento estratégico e aplicação de controles orçamentos para gestão das operações de forma coordenada entre as áreas. Para elaboração da estratégia, é essencial que a alta administração seja capaz de responder à seguinte pergunta: qual é o nosso negócio? Esta definição do negócio se refere às decisões relacionadas com o setor em que a empresa atua e/ou pretende atuar, permitindo que os esforços sejam direcionados à exploração das oportunidades. Com a clareza destas dos objetivos estratégicos, são definidas as prioridades e gerenciadas por meio de plano orçamentário, que contempla três grandes segmentos: o orçamento operacional, a orçamento de investimentos e financiamentos e a projeção das demonstrações financeiras. Acesse o conteúdo e conheça o processo de elaboração do plano estratégico, como elaborar cada uma das etapas do orçamento e quais as metodologias recomendadas para condução do processo. Além disso, será possível compreender a importância das orientações estratégicos para o processo de planejamento econômico-financeiro, o qual deve se basear no tripé decisorial, considerando as três dimensões: situação de liquidez, situação de endividamento/estrutura de capital e situação econômica, bem como a aplicação de indicadores e modelos para análise econômico-financeira.

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O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Para aprofundar seus conhecimentos sobre elaboração de orçamentos, em alinhamento às diretrizes estratégicas do negócio e metodologias mais utilizadas para controles empresariais, os temas abordados são:

- Negócios e sociedade: as grandes transformações que estão revolucionando o cenário global
- Análise do ambiente externo e diagnóstico empresarial
- Etapas do planejamento estratégico
- Ferramentas de planejamento e controle do planejamento estratégico
- Formação de preços
- Metodologias para orçamento empresarial
- Orçamento de vendas e produção
- Orçamento de materiais e estoques
- Orçamento de despesas gerais
- Orçamento de investimentos e financiamentos e projeção das demonstrações financeiras
- Controle orçamentário
- Indicadores e modelos de análise econômico-financeira

Corpo Docente

Pedro Cláudio da Silva construiu uma sólida carreira nem gestão financeira e experiência como executivo no setor público, atuando desde 1998 na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa/Campinas), exercendo atualmente o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Conselheiro de Administração (certificado pelo IBGC). É Mestre em Ciências Contábeis, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP/SP), com MBA em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Como docente, atuou em instituições de ensino técnico (Colégio Evolução e Senac), de graduação (Fleming e Metrocamp) e de pós- graduação (IPEP, FGV, Anhanguera, Faesb, Unisal, Unip e Unimetrocamp), tendo lecionado disciplinas relacionadas à contabilidade gerencial, contabilidade intermediária e avançada, controladoria, perícia contábil, análise macroeconômica, contábil e financeira, finanças corporativas, finanças públicas, mercado financeiro, gestão de custos e análise das demonstrações financeiras. Atualmente é professor da Trevisan Escola de Negócios dos cursos de graduação em administração, contabilidade, tecnólogo em gestão financeira e EAD.