Sobre o curso

As entrevistas forenses representam uma técnica com alta eficácia que, combinada com outras técnicas analíticas e documentais, permite incluir elementos da comunicação tanto verbal quanto não-verbal nos processos, que vão desde as palavras com seus significados e intepretações até a investigação de mentiras a partir das microexpressões faciais e da expressão corporal. As técnicas de entrevistas são elaboradas para extração da informação de modo técnico e com a maior fidedignidade possível. Acredita-se que, durante a fase de investigação, uma testemunha idônea pode relatar fatos ocorridos, trazer a identificação de uma pessoa culpada, garantir a lembrança de fatos passados e relembrar de detalhes com altíssima credibilidade nas informações prestadas. Estes tipos de entrevistas são aplicados em processos de investigação de fraudes corporativas e outras ações no contexto de compliance, incluindo casos de assédio moral ou sexual, assim como problemas decorrentes da falta de transparência na comunicação que afetam igualmente a organização e sua reputação. Neste curso, você conhecerá técnicas para entrevistas por meio de análise de comunicação não-verbal, linguagem corporal e microexpressões faciais, os sinais de mentira e práticas de audição ativa. Compreenderá, também, a estrutura e o papel de um programa de compliance no nível da governança empresarial e como estabelece políticas e canais para implantação de ações e normas de conduta para o combate às fraudes, assédio e outras ações que rompam com boas práticas corporativas. Serão apresentadas também técnicas de entrevistas em casos de investigação interna após denúncias ou recomendações da auditoria.

O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Para aprofundar seus conhecimentos sobre entrevistas forenses, comunicação não-verbal e questões relacionadas às investigações de fraudes empresariais, os temas abordados são:

- Técnicas para entrevistas forenses
- Entrevistas forenses e falsas memórias
- Entrevistas forenses: aplicação da audição ativa
- Entrevistas forenses e identificação da mentira
- Entrevistas forenses e linguagem não-verbal
- Entrevistas forenses e análise de microexpressões faciais
- Entrevistas forenses e análise de fugas não-verbais
- Comunicação empresarial
- ética empresarial
- Programas de compliance
- Fraude empresarial
- Assédio em ambiente laboral

Corpo Docente

Célia Maria Castro Corrigliano atua como Perito Criminal de Classe Especial, com experiência como Perito Criminal de 1a. classe da Superintendência da Polícia Técnico Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo; Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto Médico-Legal (atual); Perito Criminal Assessor da Diretoria no Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto de Médico Legal da Superintendência da Polícia Técnico Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo, (2010- 2011); Perito Criminal Assessor da Diretoria no Núcleo de Exames de Entorpecentes do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto de Criminalística, (2002- 2006); Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto Médico-Legal (1987-2002). Com especialização em Perícia Criminal pelo Centro Universitário de Maringá, graduação em Farmácia e Bioquímica Pontifícia da Universidade Católica de Campinas, (PUCCamp) e diversos cursos de formação e certificação nas áreas de Metrologia Forense, Antropologia Forense, Criminalística e Investigação Criminal. Atua também como docente, é tutora da rede de Ensino a Distância/Secretaria Nacional Segurança Pública e professora da disciplina “Introdução ao Estudo da Criminalística” e “Balística Forense” ACADEPOL – Academia de Policia Civil Coriolano Nogueira Cobra - Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.