Sobre o curso

O curso Compliance Ambiental e ESG (Environmental, Social & Governance) desenvolve profissionais dos setores Público e Privado, visando a implementação, gestão e aperfeiçoamento do sistema de conformidade na área ambiental.

As aulas na Trevisan Escola de Negócios são interativas na modalidade Online Ao Vivo. Caso não consiga participar da aula ao vivo, todas ficarão disponíveis para assistir, revisar ou maratonar, quando, como e onde quiser.

Objetivos

Apresentar para o aluno a Compliance Ambiental e ESG com enfoque prático na perspectiva analítica sobre o tema. Além de desenvolver o senso crítico, juízo ético e visão estratégica para os desafios e complexidades do mundo dos negócios. 

O curso também abordará a agenda de ESG que importa em melhores práticas ambientais, sociais e de governança. O tema tem norteado negócios e investimentos sustentáveis visando ao aperfeiçoamento da gestão de risco.

A QUEM SE DESTINA

Compliance Ambiental e ESG é oferecido para Engenheiros (Ambiental, Sanitário, Produção, Agrônomo, Florestal, Materiais, Alimentos, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Civil etc), Advogados, Gestores Ambientais, Compliance Officer, Biólogos, Químicos, Administradores, Economistas, Empresários, Consultores, Agentes e Servidores Públicos e demais profissionais que desejam atuar em projetos de infraestrutura e na gestão de programas de Compliance.

CONTEÚDO DO CURSO
  • Contexto global e brasileiro, gestão de riscos e o propósito de um sistema de Compliance;
  • Ética empresarial, efetividade e tendências do Compliance na prática;
  • Compliance Ambiental e Programa de Conformidade Ambiental;
  • Principais temas relacionados à legislação ambiental e casos concretos;
  • Sustentabilidade corporativa e ambiental;
  • Estudos de casos;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
  • Práticas de ESG (Environmental, Social & Governance);
  • Desempenho e critérios de investimentos sustentáveis.
Professor Responsável

Fabricio Soler 

Mestre em Direito Ambiental pela PUC, MBA Executivo em Infraestrutura pela FGV, especialista em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético pela USP. Indicado por publicações internacionais e nacionais como advogado admirado em Direito Ambiental. Consultor do Banco Mundial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos sólidos; professor de cursos de pós-graduação. Organizador do Código dos Resíduos; coautor do livro “Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei”. Advogado em São Paulo.

Acesse o confira seu currículo completo em: https://www.linkedin.com/in/fabriciosoler/

Docentes

Carlo Pereira
Tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais, atuando em assuntos relacionados às mudanças climáticas, energias renováveis, investimento social privado, índices de sustentabilidade no mercado de capitais, ESG, ODS, entre outros temas. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Global das Redes Locais e lidera o Conselho Regional na América Latina e Caribe. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em liderança internacional  pela GIZ na Alemanha.

Rodrigo Bertoccelli
Mestrando em Direito Público pela FGV. Graduado e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Contratos Empresariais pela FGV-GVLaw e Extensão Executiva em Business and Compliance pela University of Central Florida e International Management & Compliance pela Frankfurt University of Applied Sciences. Advogado e consultor jurídico em infraestrutura.

Maria Eugênia Buosi
Trabalha há 15 anos com a agenda de finanças sustentáveis, com experiência como gestora de fundos de investimento responsável e analista ESG de empresas listadas. É sócia fundadora e CEO da Resultante ESG, escritório especializado na integração destes aspectos à agenda estratégica e financeira de empresas, investidores e instituições financeiras. É coordenadora do GT de Gestão de Riscos ASG e Transparência do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), da ABDE, BID, CVM e GIZ. Graduada em Ciências Econômicas e Mestre em Finanças pela FEA-USP.

Carlos Parente
Diretor da Midfield Consulting, consultoria especializada em relações institucionais e governamentais (RIG), advocacy e comunicação empresarial. Sólido histórico de experiência em marketing, comunicação corporativa e relações institucionais e governamentais, participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Professor convidado de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação de faculdades em SP). Graduado em Administração de Empresas pela UFBA, com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Autor dos seguintes livros: “Obrigado, Van Gogh”, pela Editora Peirópolis, com ênfase em comunicação; “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli.

Ana Cláudia La P. de Mello Franco
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Especialista em Projetos Ambientais pelo CENED e Designer em Sustentabilidade pelo GAIA-Education (UNITAR-ONU). Foi Magistrada no Estado de São Paulo de 1997 a 2006. Atua desde 2007 em bancas altamente especializadas em Direito Ambiental. Indicada por publicações internacionais e nacionais como advogada admirada em Direito Ambiental. É Membro da LACLIMA, do Comitê de Sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira e da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura. É sócia do Toledo Marchetti Advogados. Coautora dos livros ʺAspectos Controvertidos do Direito Ambiental: Tutela Material e Tutela Processual” e “Novo Código Florestal”.