Importância do ambiente regulatório

Em cada área ou setor de atuação, o funcionamento das organizações está sujeito a um conjunto de leis, normas e regulamentos que tratam de diversas questões, como tributação, concorrência, privacidade, proteção do consumidor, proteção ambiental, saúde, segurança, entre outros. Esse é o chamado ambiente regulatório, que pode variar de acordo com o país, setor de negócios, políticas governamentais, avanços tecnológicos e, até mesmo, opinião pública. O que não muda, em nenhuma circunstância, é a obrigatoriedade de as organizações cumprirem as determinações de seu ambiente regulatório sob penas de sanções, multas, processos judiciais, danos irreparáveis à reputação da marca e penalidades que podem até mesmo inviabilizar o negócio. É por isso que cada vez mais empresas de todos os setores possuem uma agenda de compliance que garante a conformidade com o ambiente regulatório – além de outras questões. Entre os muitos impactos do ambiente regulatório estão a forma como as empresas de determinado setor operam, competem ou mesmo inovam. Em diversos setores, agências reguladoras cuidam do ambiente regulatório, como a Anatel em telecomunicações, a Anvisa na área de saúde, a CVM no setor financeiro ou a ANTT no setor de transportes terrestres.

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