O que é o Growth Marketing e como ele pode ajudar na estratégia da sua empresa?

O mundo digital está sempre em evolução, mudando constantemente a maneira de trabalhar do marketing. Novos termos e conceitos vão surgindo para expandir a visão tradicional de todo o processo. O growth marketing, ou marketing de crescimento, em português, é um formato de marketing que se concentra na aquisição, engajamento e retenção para tornar o crescimento de uma organização mais rápido.

E se a proposta desse formato é tornar o crescimento mais rápido, estamos falando de uma estratégia inovadora. Se você deseja que sua marca cresça exponencialmente, precisa entender como esse conceito funciona.

O que é growth marketing?

O growth marketing é uma técnica com o objetivo de oferecer um crescimento exponencial e mais rápido de uma empresa, atingindo todas as etapas do funil de vendas, principalmente em recorrência e retenção, por meio de testes e práticas inovadoras alinhadas aos objetivos da organização, de forma mais otimizada. Assim, esse conceito foca no quanto a sua empresa consegue crescer a partir disso.

Os principais processos dentro do growth marketing são a análise de dados científicos e contextos de testagem para desenvolver ideias que otimizam processos, foco em ideias diferenciadas e execução e adaptação de tarefas e experimentos a partir dos resultados obtidos.

O marketing de crescimento é uma abordagem bastante associada à aquisição e retenção de clientes, além de torná-los fiéis à sua marca, já que o foco é garantir o crescimento da empresa. A ideia é entender o que o cliente espera que você entregue, indo além do que a sua empresa já sabe sobre ele.

Benefícios de usar o growth marketing na estratégia de um negócio

Entre as principais vantagens de trabalhar com essa técnica, estão aumentar o reconhecimento da sua marca, conhecer mais profundamente o seu próprio público, manter o seu cliente engajado, inovar para que novos consumidores cheguem ao seu produto e melhorar o ciclo de vendas. Abaixo, explicamos melhor sobre cada um deles:

Entender melhor o que o público espera da sua marca

O growth marketing oferece a vantagem de conhecer o seu público de forma aprofundada. Ao entender e mostrar que se importa com as necessidades dos consumidores, a marca consegue se aproximar ainda melhor deles. É o primeiro passo para saber por onde começar a sua estratégia de crescimento.

Aumentar o reconhecimento de marca

A estratégia de reconhecimento de marca é fundamental para fazer com que sua empresa seja lembrada no mercado, principalmente no seu nicho. Mesmo que o consumidor não compre com você naquele momento, ele terá um primeiro contato com a sua marca e pode ir até você quando precisar resolver uma necessidade. Você se torna, então, uma referência para ele.

Outra maneira de adquirir reconhecimento de marca é trabalhar a sua cultura empresarial. Ao fortalecer os valores de sua organização em meio ao crescimento, sua empresa ficará mais estruturada.

Melhorar o ciclo de vendas

Outro benefício do growth marketing é a possibilidade de melhorar o ciclo de vendas de uma empresa, mesmo que o processo seja mais complexo. Ao qualificar leads, entender suas necessidades e estreitar os laços com os consumidores, isso faz com que o ciclo de vendas se torne mais efetivo naturalmente.

Essa qualificação torna as etapas do funil de vendas mais práticas ao cliente, consequentemente, aumentando as conversões de uma organização.

Funil Pirata

O Growth Marketing trabalha com o Funil Pirata (ou AARRR), que inicia com a aquisição e vai até a fidelização do cliente. Confira como é dividido o funil do Growth Marketing:

Aquisição: momento no qual a empresa gera tráfego para o site através de conteúdos de valor;

Ativação: ação com foco no seu objetivo. Ex: inscrição ou carrinho de compras;

Retenção: aqui o foco é a retenção do maior número de clientes e entender o motivo dos desistentes e implementar mudanças;

Receita: encontrar maneiras para otimizar sua receita. Ex: trabalhar estratégias de upsell e cross sell para aumentar o ticket médio;

Recomendação: incentivar a indicação da marca trabalhando com programas de fidelização, como recompensas, por exemplo.

Como usar o growth marketing em uma organização

Agora que você conheceu as vantagens de usar essa estratégia de crescimento, está na hora de aprender a usar o growth marketing a favor do seu negócio. Abaixo, vamos compartilhar quatro dicas importantes para aplicar o conceito em sua empresa. Confira!

Analise da sua base de clientes

Como dissemos anteriormente, é preciso conhecer muito bem o seu público. Você deve começar analisando a sua base de clientes, identificando quais deles possuem maior potencial de fechar negócio com a sua empresa. Com esses dados, é possível também ter insights valiosos para construir novos produtos.

Mapeamento de leads

O growth marketing tem muito a ver com aquisição de clientes de forma acelerada. Por isso, um dos passos envolve mapear os clientes potenciais, identificando quais deles podem descobrir a sua marca, conquistando-os através de conteúdos e outras estratégias, como chatbots, por exemplo.

Escolha uma plataforma adequada

É fundamental identificar quais plataformas são as mais indicadas para a sua estratégia poder desempenhar melhor. Há uma variedade de canais nos quais você pode investir, por isso é importante buscar saber o que cada um oferece. Vale também investir na omnicanalidade, por exemplo.

Opte por canais de comunicação nos quais o seu público está inserido. Se o consumidor prefere ser informado por WhatsApp ou por e-mail, por exemplo, é importante criar estratégias voltadas para esses pontos de contato. Lembre-se de manter consistência em todos estes canais, para que o público não sinta que há uma diferença no tom de voz da marca ao falar com ela em diferentes locais.

Analise os resultados obtidos

A avaliação dos dados obtidos é o único jeito de saber o que funciona ou não. O objetivo das ações de marketing no growth é ter insights com base na performance obtida. Estabeleça uma rotina de apresentações de resultados com as descobertas mais recentes, pelo menos, uma vez por mês.

Como você deve ter aprendido agora, o growth marketing se diz respeito a uma adoção de práticas que ajudam a alavancar os resultados de qualquer tipo de organização, gerando reconhecimento de marca e melhoria dos ciclos de vendas.

Adotar esse tipo de prática impactará positivamente a força do seu negócio a longo prazo. Então, analise a sua base de clientes, os resultados de suas ações e encontre as melhores plataformas para a sua marca performar com produtividade e eficácia.

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