Quem será o potencial consumidor de 2023? Conheça as previsões do mercado

Em meio ao cenário econômico, pandemia, novas tecnologias e crises nacionais e mundiais, o perfil dos consumidores precisou mudar e se adaptar à estas mudanças. Com isso, para as organizações se manterem ativas e lucrando, é preciso que elas estejam atentas e alinhadas a estas transformações.

Sendo assim, preparamos este conteúdo com informações sobre o potencial padrão comportamental dos consumidores da atualidade e como as empresas podem alinhar isso às suas campanhas este ano. Continue lendo!

Novos hábitos dos consumidores para 2023

Nos tempos atuais, lucrar já deixou de ser o principal meio para uma empresa adquirir sucesso. A criação de uma imagem moderna e de confiança é tão importante quanto o rendimento e fica mais acima. Para isso, estar atualizado com as mudanças de comportamento do consumidor é fundamental para as empresas se manterem ativas frente à concorrência.

Logo no começo do ano, podemos perceber comportamentos diferentes do público potencial, como a sua busca por produtos e serviços sustentáveis, o sentimento de comunidade mais ativo, a exigência do consumidor por marcas que se comprometem com soluções humanizadas, a valorização do comércio local e a escolha prioritária em marcas que abordam sustentabilidade, ativismo e diversidade.

No meio online, toda a atenção ao consumidor é válida, desde o primeiro contato até o fechamento de uma compra. É extremamente necessário personalizar e humanizar o relacionamento com o cliente para se destacar da concorrência. E esse posicionamento continuará valendo no futuro.

O que esperar do consumidor para esse ano?

Com base nas mudanças de comportamento do público nos últimos meses, separamos algumas tendências para o perfil de 2023. Descubra quais são elas a seguir:

Canais digitais em ascensão

Dados de uma pesquisa realizada pela Sercom compartilhou que é extremamente necessário investir em tecnologia para facilitar o processo de compra do público. 64% do público prefere ser atendido pelos canais digitais ao invés de passar por um atendimento presencial ou realizar uma ligação. Com isso, é necessário voltar a atenção para o meio online e investir em serviços direcionados ao perfil do seu público.

Aumento da demanda do comércio local

A procura por produtos e serviços artesanais e locais teve um aumento significativo nos últimos anos. Após a pandemia, o comércio local passou a ter um maior crescimento em questões de lucro e de demanda, devido ao público passar a considerar a compra de produtos em locais mais próximos e de fácil acesso. A tendência é que esse costume permanecerá durante o ano de 2023.

E-mais marketing serão prioridade no Marketing Digital

Durante este ano, o investimento em estratégias de e-mail marketing é fundamental para que as empresas conquistem uma comunicação mais direta com o consumidor. Os conteúdos podem variar entre promoções, lançamentos de produtos e informações em geral. A utilização de frases e imagens atrativas é extremamente importante tanto para e-mails disparados para consumidores quanto para parceiros, sempre com o objetivo de atrair e aumentar a produtividade e qualidade dos serviços da sua marca.

Sustentabilidade

O relatório Tendências Globais de Consumo para 2023, produzido pela Mintel, aponta que nos próximos cinco anos o público priorizará as marcas que estejam envolvidas com propósitos e valores relacionados a nações e comunidades, com metas voltadas para o bem coletivo. O consumidor acredita que o que as empresas estão fazendo agora impactam o futuro do planeta.

Observando as principais expectativas para o varejo neste ano, percebemos um grande potencial para e-commerces voltados à integração e conveniência do cliente ao invés de oferecer mais canais de vendas.

Seguindo as mudanças e se adaptando ao novo comportamento do consumidor, a sua empresa pode conquistar mais lucro e autoridade no mercado.