Pilares da Transformação Digital

Muito se tem debatido sobre a transformação digital. Embora grande parte das empresas ainda esteja nas fases iniciais do processo de digitalização de seu negócio, os benefícios já são comprovados e bastante conhecidos: redução de custos, aumento de eficiência, melhoria de gestão e de processos, maior vantagem competitiva e maior satisfação dos clientes. Para atingir esses benefícios, porém, a transformação digital precisa fazer parte da cultura da empresa e ser encarada como um processo contínuo de aprimoramento e não como um projeto fechado em si mesmo. Ela só será efetiva se provocar a transformação do modelo de negócio. David Rogers, autor do livro The Digital Transformation Playbook, alerta que entrar na era digital requer muito mais atualização cultural do que infraestrutura. Os pilares que sustentam essa mudança de forma positiva são os clientes, a competição, as bases de dados, a inovação e a criação de valor. Ou seja, usar as redes dos clientes para melhorar a interação; levar a competição às plataformas digitais; gerenciar bem a análise de dados, transformando-os em ativos; utilizar as informações para inovar e criar valor.

Saiba mais no nosso MBA em Gestão de Finanças e Controladoria com Enfoque em Transformação Digital.