Quem é o stakeholder?

Todo projeto e estratégia empresarial indica a necessidade de atender e/ou se comunicar com os stakeholders. Mas você sabe quem são eles? O termo inglês que significa pessoa de interesse, vem da junção das palavras estaca (stake) e segurador (holder), ou seja, aquele que literalmente sustenta tudo em pé. Fica fácil, agora, perceber a importância dos stakeholders. Antes de identificar essas pessoas, é importante não confundi-las-las com shareholders, ou acionistas. O grupo dos stakeholders inclui os acionistas, mas também muitos outros públicos que, dependendo da situação, são tão ou mais importantes que os “donos do capital acionário”. Quando se fala em stakeholders, está-se referindo a todas as pessoas interessadas nas atividades de uma empresa. O conceito foi criado em, 1984 pelo norte-americano Robert Edward Freeman, no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach e ao propor que o sucesso das empresas e depende atender aos interesses de todas as partes interessadas e/ou impactadas direta ou indiretamente por suas atividades, quebrou o antigo paradigma de que a preocupação dos gestores deve ser apenas com os resultados financeiros. Cada empresa tem seu grupo de stakeholders e identificá-los o mais cedo possível é crucial para o sucesso. Em geral, estão entre os stakeholders: clientes, concorrentes, fornecedores, governo, mídia, ONGs, sindicatos, acionistas, clientes, colaboradores, comunidade, gestores, entre outros.

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