Digital Banking: 6 tendências do segmento que já iniciaram em 2022

No setor de crédito, a digitalização está mudando a maneira como as pessoas fazem negócios diariamente e os avanços na tecnologia bancária continuam influenciando o futuro dos serviços financeiros. Para se manter relevante, é preciso que executivos estejam por dentro da tecnologia e de todas as novidades que estão fazendo parte do ramo financeiro atualmente.

A capacidade dos bancos se ajustarem à evolução de mercado sempre foi um pré-requisito para garantir o sucesso. Afinal, o setor bancário e financeiro muda constantemente com novas tendências, tecnologias e inovações, e os gestores precisam estar a par de tudo que acontece no cenário atual para se preparar para o futuro.

Pensando nisso, trouxemos as tendências que se destacaram em serviços tecnológicos bancários nos últimos anos e que se mantêm competitivos em 2022. Vamos lá?

Qual será o futuro do mercado financeiro?

A tecnologia com foco em melhorar a eficiência operacional dos bancos de varejo está impactando positivamente o mercado financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Insider Intelligence, 39% dos executivos de bancos de varejo dizem que a tecnologia tem o maior impacto na redução de custos, em comparação com apenas 24% que dizem que está melhorando a experiência do cliente.

Para se manterem competitivos no ramo, os bancos de varejo também estão lançando plataformas no espaço Banking-as-a-Service (BaaS). Por exemplo, o neobanco britânico Starling, que antes oferecia exclusivamente serviços bancários de varejo business-to-consumer (B2C), após lançar uma plataforma BaaS, diversificou seus produtos e fluxos de receita, que os fez permanecer relevantes no espaço neobank.

Tendências da tecnologia bancária

O futuro da tecnologia com foco no mercado financeiro é impulsionado pelos consumidores, principalmente pela geração Z, que nasceram e cresceram na era digital, e pelos millennials, que viram a tecnologia tomar forma.

A tecnologia é uma aliada dentro do setor bancário, pois representa uma amplitude de possibilidades e avanços no contexto analógico e offline, promovendo acessibilidade, segurança e ganhos em agilidade. Apesar desse processo também representar o surgimento de novas demandas que precisarão de regulamentações, soluções técnicas específicas e tempo de adaptação, ainda assim é necessário avançar no mundo de oportunidades para saber o que o mercado fintech nos reserva.

Abaixo, iremos apresentar as 6 principais tendências para o mercado financeiro que já estão se desenvolvendo e encontrarão um amadurecimento maior neste ano.

1) Mobile banking

Tem como falar em tecnologia financeira sem citar o mobile? Não, não tem! Os dispositivos móveis e seus aplicativos invadiram a nossa rotina, e o mobile banking não é exceção.

O banco digital online é um recurso obrigatório para as instituições financeiras permanecerem competitivas no mercado, principalmente entre os millennials e a geração Z com experiência digital. Mais de 45% dos entrevistados do quarto Estudo Anual de Vantagem Competitiva do Mobile Banking da Insider Intelligence identificam o celular como um dos três principais fatores que determinam o seu banco de escolha.

2) Pagamentos contactless e e-Wallets

O isolamento social acelerou o investimento e a adesão de tecnologias contactless, como os pagamentos digitais (Pix, PayPal, PicPay, QR-codes, etc) ou por aproximação (NFC). Os sistemas de pagamentos instantâneos chegaram há pouco tempo e fizeram história dentro das tecnologias bancárias. De acordo com o Banco Central, 104,4 milhões de pessoas e 7,9 milhões de empresas, o que representa 63,6% da população adulta, já utilizaram o Pix para pagar contas, receber ou realizar alguma transferência.

A partir de 2022, essa tendência continua e sua evolução é a expansão das e-wallets e a integração com as redes sociais, como o WhatsApp Pay, que já está funcionando desde maio de 2021.

3) API bancária

As APIs bancárias podem ser usadas para que o aplicativo móvel de um banco obtenha informações da conta do cliente. As fintechs usaram essa tecnologia para permitir que seus negócios funcionem, incentivando a concorrência a desenvolver suas próprias APIs.

Hoje em dia, as APIs são importantes para diversos processos no mundo financeiro, sendo uma tecnologia essencial para que o Open Banking opere compartilhando e recebendo dados. Uma pesquisa realizada pela Sensedia mostrou que 57% das empresas de grande porte usam APIs para fazer com que a inovação cresça dentro das instituições.

4) Open Banking

Já que falamos de Open Banking, essa é outra tecnologia de dados financeiros que se destacou nos anos anteriores, e chegou à sua última fase de implementações ano passado, batendo 1 milhão de adesões.

O sistema, supervisionado pelo Banco Central do Brasil, representa uma nova era de informação e usos de dados, com benefícios que estendem a investidores e consumidores de serviços financeiros em geral, onde o maior beneficiado é o usuário, que aproveita de integrações facilitadoras e um cenário mais transparente e competitivo entre as instituições.

5) Inteligência artificial

Em análises mais recentes do mercado financeiro, a inteligência artificial é uma das maiores tecnologias bancárias para os próximos anos. Os bancos estão usando este tipo de tecnologia para otimizar a identificação e autenticação do cliente, além de melhorar a comunicação com clientes através de chatbots e assistentes de voz.

A mesma pesquisa da Insider Intelligence apontou que 66% dos executivos bancários acreditam que a inteligência artificial terá impacto nos bancos até 2025. Além de trazer mais segurança para o mercado financeiro, as tecnologias de inteligência também são preferência para gerar personalizações e automatizações mais assertivas para os usuários.

6) Cibersegurança

O número de golpes e invasões nos últimos anos fizeram a cibersegurança ser um dos focos de trabalho neste ano, com uma estimativa de que o investimento na área cresça mais de 80%.

Além da segurança e prevenção de prejuízos financeiros, esse tipo de demanda também envolve a proteção de dados e a credibilidade das instituições no mercado e diante de seus clientes.

E além dessas tendências, a tecnologia do setor bancário se manterá avançando em termos de experiência do usuário, otimizando os atendimentos, facilitando as movimentações, ampliando as ofertas e o processo de onboarding digital para todos.

Um passo à frente da evolução

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