Visão Estratégica

Analistas internacionais de mercado estimam que em 2027 o tempo médio de permanência de uma empresa no índice S&P 500 (que classifica 500 ativos cotados nas bolsas NYSE e NASDAQ), será de no máximo 12 anos. O problema é que em 1964, por exemplo, esse tempo médio era de 33 anos (fonte Innosight). Isso reflete a dificuldade crescente das organizações de planejar cenários futuros, traçar metas e adotar estratégias par atingi-las. Segundo o Sebrae, 40% das empresas que fracassam não têm objetivos e metas definidos. Por isso a visão estratégica é uma das aptidões mais valorizadas nos profissionais atualmente. E é um talento que pode ser desenvolvido. A começar pelo estudo de todos os temas que envolvem o negócio, como administração, liderança, marketing, economia e tecnologias. Isto vai fornecer uma visão do todo. Estudar e acompanhar os benchmarks do setor de atuação da organização é outra dica importante para melhorar seu lastro de informações. Conhecer bem o mercado reduz riscos e permite identificar oportunidades. Finalmente, nunca esquecer de analisar os detalhes enquanto amplia sua visão de conjunto.