O ensino a distância no processo de construção do conhecimento.

O mundo contemporâneo passa por grandes mudanças associadas à velocidade de produção de conhecimentos e seu potencial poder de transformação em inovações. Esse dinâmico processo, provoca questionamentos e discussões sobre o papel da educação e dá sentido à busca do conhecimento. Faz-se necessário estabelecer uma cultura empreendedora para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, visto que os conhecimentos adquiridos na escola representam uma parcela pequena do que vão obter durante a vida. Nesse contexto, a Educação a Distância, se propõe como uma ferramenta de construção de conhecimento que permite agir e reagir no espaço da tecnologia e que, atualmente, é fundamental na organização da sociedade humana. Considerando o espaço demográfico do Brasil e o PNE (plano nacional de educação), essa modalidade de ensino encurta distâncias e é extremamente importante para o desenvolvimento do país pela via da educação. Esse processo amplia-se a cada dia em todos os setores, com diferentes propostas didáticas e diferentes recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, por sua flexibilidade, as experiências de ensino a distância propiciam o desenvolvimento de novos métodos de ensinar, utilizando as tecnologias de informação e comunicação, ferramentas indispensáveis à sociedade contemporânea e incorporadas a vida cotidiana. Com as tecnologias de comunicação, amplamente difundidas em rede, amplia-se significativamente o acesso a informações e conhecimentos sistematizados, assim como, a interação entre diferentes sujeitos educacionais. A educação caminha para um cenário em que não haverá quase diferença entre ensino presencial e a distância. As metodologias já estão se misturando, tanto é que hoje as instituições são autorizadas a ter 20% de sua carga horária total utilizada em disciplinas à distância. Isso é inovador, funciona, mas é preciso que a Instituição e o projeto pedagógico estejam adequados às necessidades do estudante, agregue conteúdo, e seja empreendedor para exercitar os diferentes modelos de interação. O objeto final é o mesmo – a educação.