Gestão de Pessoas nas organizações: Benefícios na vida profissional e pessoal

Você sabia que o custo para atrair um novo talento para a sua empresa é muito superior ao custo de mantê-lo em sua organização?

Por isso a gestão de pessoas é um assunto atual e que requer muita atenção no mundo corporativo, além de encantar e fidelizar um cliente, as empresas também precisam se preocupar em “encantar” e “fidelizar” um colaborador do qual enxergam algum tipo de  potencial a explorar.

Para que os colaboradores estejam engajados com os seus objetivos na empresa e por consequência na vida pessoal, duas ferramentas vinculadas à gestão de pessoas, serão no mínimo, diferenciais: o mentoring e o coaching.

Os benefícios são inúmeros, a empresa apresenta um baixo nível de rotatividade de seus funcionários, pois eles se sentem valorizados na organização, e essas pessoas podem vir a se tornar líderes em sua equipe, e ainda melhor, líderes que estão alinhados com a missão, visão e valores da empresa.

Conhecendo um pouco sobre estes conceitos que se tornam cada dia mais contemporâneos:

Mentoring

O programa de mentoring consiste em um profissional mais experiente que se torna “tutor” de uma pessoa que está em início de carreira, e este profissional se torna responsável por ensinar e transmitir o conhecimento ao seu tutelado. O benefício principal deste projeto é a melhora nos resultados, relações profissionais e interpessoais das equipes, que tem por consequência um clima de bem estar no ambiente de trabalho. Contudo, diminui inclusive os gastos com falha humana, que se dá por muitas vezes, pelo não entendimento das características da área com o qual aquele profissional está inserido.

Para aplicar o mentoring, o profissional deve ter além de experiência, um conhecimento técnico sobre sua área, saber trabalhar em equipe, se sentir à vontade para aconselhar os seus “aprendizes” e ajudá-los a crescer na área.

A contribuição entre funcionários pode resultar em inovação pela troca de ideias, também é um ótimo jeito de transmitir a cultura organizacional da empresa a um novo talento, pois esse processo leva o profissional a ser moldado conforme as expectativas da empresa.

O coaching

coaching diferente do mentoring consiste no desenvolvimento da habilidade e aptidão de cada um, é mais sobre autoconhecimento do que troca de experiência.

Este programa leva o profissional ou equipe a atingir metas estabelecidas, por meio do enriquecimento do potencial individual, ou seja, os dois visam o aperfeiçoamento das habilidades.

O coaching ajuda indiretamente no conhecimento neurolinguístico de cada pessoa, onde o profissional que entende mais sobre si mesmo, pode identificar em qual área da empresa está mais apto a trabalhar, e até mesmo, contribuir de forma mais ativa para a área de atuação no qual está inserido.  O estabelecimento e cumprimento de metas e prazos em busca de objetivos comuns, consequentemente atinge resultados que influenciam seu dia-a-dia na empresa e fora dela.

Gestão de Pessoas

A Gestão de pessoas em uma organização passou a ser fator fundamental para atrair e manter talentos nas empresas, no qual não está apenas vinculado ao profissional de RH.

O processo de gestão de pessoas deve ser contemplado por  qualquer profissional em cargos de gerência ou que desejam ser o tipo de gestor que inspira os seus colaboradores. É uma boa oportunidade também para o profissional que tem formação em áreas relacionadas e precisa se atualizar.

Com a grande oferta de produtos semelhantes e o mercado cada vez mais competitivo, é importante lembrar que, o diferencial de cada corporação, notadamente  é o atendimento e a implementação dessas ferramentas de gestão de pessoas, tais como citados o mentoring e coaching, que auxilia na comunicação do colaborador com o seu cliente, e vice versa.

A grande vantagem competitiva é que a missão,visão e valores deixa de ser algo estampado nas paredes e nos materiais institucionais, e a “marca” da empresa é transmitida de maneira mais natural e eficaz, pois será uma combinação dos valores da organização com os valores do colaborador.

Autor: Mariana Serra

Colaboradora da área de Comunicação e Marketing da Trevisan, Estudante do curso de Graduação em Marketing pela FAM e formada em Fotografia pela Anhembi Morumbi.