Projeto de Vida na Ponta do Lápis Unidade: São Paulo - Tiradentes

BrasilPrev e a Trevisan Escola de Negócios desenvolvem um Projeto de Educação Financeira, chamado “Projetos de Vida na Ponta do Lápis”, que consiste, resumidamente, em ministrar palestras sobre o tema em escolas públicas, particulares e instituições sociais em geral na cidade de São Paulo e Grande ABC.

Essas palestras são direcionadas para jovens e adultos, interessados em conhecer conceitos e formas de ter uma melhor gestão de suas finanças, assunto que tem ganhando muito espaço na mídia nos últimos tempos por conta de sua extrema importância para a vida das pessoas.

Vale lembrar que o cunho desse trabalho é social, não havendo intenção comercial ligada aos produtos e serviços oferecidos pelas duas instituições.

A palestra tem duração de, aproximadamente, 1 hora. Ao final cada participante recebe um folder com as principais dicas mencionadas na palestra. Os palestrantes são universitários selecionados e treinados especialmente para o Projeto.

A realização da palestra não implica custo para a instituição. O único insumo que precisamos ter para realizar o evento é uma sala e um projetor.

Projetos de Vida na Ponta do Lápis – tem como objetivo levar para as Escolas e instituições esta palestra sobre educação financeira focadas na gestão do orçamento familiar. As palestras são abertas para toda a comunidade, como por exemplo, pais/familiares dos alunos, professores, funcionários em geral e são ministradas por estudantes Universitários de diversas áreas e faculdades. O material e a didática utilizada foram desenvolvidos pelos colaboradores da BrasilPrev em parceria com a Faculdade Trevisan.

Entendemos que independentemente de qual for o seu projeto de vida é importante ter foco e atitude no presente para transformá-lo em realidade. Para isso, quatro dimensões devem ser consideradas em nosso dia-a-dia: Educação Financeira, pela qual se formará uma reserva financeira para o projeto desejado; Qualidade de Vida para que se possa usufruir do projeto com saúde; Atitude Empreendedora, elemento fundamental para que as ideias saiam do papel e Responsabilidade Social, que nos leva a preservar o planeta para nós mesmos e para as futuras gerações.

A palestra aborda basicamente:

a. Importância do Planejamento Financeiro nos Projetos de Vida;

b. As armadilhas do mercado financeiro;

1. Cartões de crédito

2. Cheque especial

3. Taxa de juros

c. Aplicações financeiras;

1. Poupança;

2. Ações

3. Previdência Privada

4. Outros

d. Metodologia para planejamento financeiro doméstico com planilha em

Excel.

United Way Worldwide Grant on behalf of the generosity of Brasilprev & Principal Financial Group.

Para dúvidas e agendamentos de palestras:

Mariana Motta

Email: mariana.motta@trevisan.edu.br